Secretaria de Planejamento e Gestão informa sobre mudança de horários de atendimentos

DSC07297Desde a segunda-feira, dia 21, os setores ligados à Secretaria de Planejamento e Gestão, da prefeitura de Araxá, estão operando em horário de funcionamento especial de atendimento ao público. Os setores de tributos e tesouraria passam a atender a partir das 12 horas e o pessoal, de convênios, compras e licitação, atendem depois das 13 horas. Todos os órgãos atendem até as 18 horas.

Segundo o Secretário de Planejamento e Gestão, Alex Ribeiro Gomes, o motivo da mudança é um processo de reestruturação pelo qual a secretaria está passando. Uma delas é a implantação do novo sistema de prestação de serviços na área tributária, através do programa Cidade Aberta, que vai entrar em funcionamento no início de novembro.

O programa consiste em um conjunto de ferramentas de web que emite guias de IPTU, certidões, abertura e fechamento de empresas, emissão de nota fiscal eletrônica e outros serviços, tudo pelo portal da prefeitura na internet. O programa é voltado principalmente para empresas que utilizam rotineiramente este tipo de serviço, contudo, o contribuinte, como pessoa física, também pode utilizar do programa.

A intenção da secretaria é criar transparência nas relações entre contribuintes e prefeitura. “Todo o processo eletrônico, facilita a administração, tanto por parte da prefeitura quanto por parte do contribuinte na sua relação com o governo”, destaca Alex.

Para se ter uma idéia, só o setor de tributos, atende em média 200 pessoas por dia, a meta, de acordo com Alex, é de que o novo sistema reduza este número para menos da metade. “Nós queremos diminuir as filas, com isso, nós poderemos atender com mais presteza o contribuinte que necessariamente precisa se dirigir ao departamento”, diz. O Cidade Aberta, ainda vai agilizar os processos internos, no fluxo de informações entre os departamentos interligados.

Outro motivo da mudança de horário, segundo Alex, é o início do fechamento do exercício fiscal de 2013. De novembro à dezembro, o setor de Planejamento e Gestão estará empenhado em fechar as contas do município para análise do Tribunal de Contas.

Deixe um comentário