Sem categoria

Prefeitura é parceira do Projeto Cientistas do Cerrado

Alunos das escolas de Araxá vão participar do projeto que trabalha a preservação do meio ambiente com atividades práticas e informações sobre sustentabilidade.

O Projeto Cientistas do Cerrado 2019 foi lançado na última quarta-feira, dia 18, data em que se comemora o Dia Nacional da Botânica. Desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), ele tem como princípios o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social e o foco no Bioma Cerrado. A Prefeitura de Araxá é parceira do projeto que atende alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais. Nesta edição serão oferecidas 16 atividades para 1600 alunos de 29 instituições de ensino.

O Analista de Meio Ambiente da CBMM, Aloísio Leandro da Silva, explicou que a mineradora se coloca como facilitadora na idealização e consolidação de uma rede de educação ambiental na comunidade escolar de Araxá. A iniciativa tem a parceria de dez instituições históricas, culturais, ambientais e pedagógicas que colaboram voluntariamente promovendo a cultura de sustentabilidade e meio ambiente com os alunos atendidos no programa.  “A gente entende que os alunos são multiplicadores dos conceitos da educação ambiental, cultural e histórica na comunidade escolar de Araxá. Desde a criação do programa de Educação Ambiental da CBMM, 70 mil pessoas foram atendidas com as diversas atividades oferecidas”, completa.

A Secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, informa que o Projeto Cientistas do Cerrado repassa teoria e prática, sendo muito importante para que o aluno aprenda a construir uma cultura de preservação do meio ambiente, se transformando numadulto preocupado com a sustentabilidade. “Os alunos fazem visitas aos museus, ao Grande Hotel, elaboram trabalhos de redação, desenhos, poesias, são incentivados na leitura e escrita. Aprendem hábitos de conservação e são preparados para mudar realidade de forma sustentável, conservando o meio ambiente”.

 A Inspetora de Ensino Maria Cristina de Oliveira Barreto, representando a Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, reforçou que as atividades são desenvolvidas ao longo do ano letivo sendo muito importantepara a conscientização dos alunos. “Eles aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente, principalmente aqui do nosso Cerrado e serão adultos que irão cuidar do nosso planeta, com mais conscientização”.