Fundação Rio Branco presta contas dos trabalhos realizados no Buracanã

Vereador Fabiano foi quem intermediou o contrato de comodato entre a PMA e a entidade

Há cerca de um ano e meio, o que era um grande problema social no bairro Fertiza, no Setor Sul de Araxá, tornou-se novamente um local de cidadania, aliada a prática de esportes. O Complexo Esportivo Nadir Barcelos, conhecido como Buracanã, foi repassado, através de um comodato de 20 anos, pela Prefeitura de Araxá para a Fundação Rio Branco, entidade conceituada e reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Araxá, Vereador Fabiano Santos Cunha, foi quem intermediou a formalização do contrato para que o local fosse recuperado e utilizado pelos moradores do bairro e imediações. Inaugurado em abril de 2005, na gestão do ex-prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira, o Buracanã, é um dos mais conhecidos espaços esportivos da cidade. Ficou cerca de quatro anos abandonado, de 2009 a 2013, sendo palco de tráfico de drogas, prostituição e inclusive, um homicídio, fruto de dívidas do tráfico.

Após esses casos, que chocaram a comunidade, o vereador Fabiano tomou a iniciativa de estudar uma solução para o Centro Esportivo e surgiu a ideia da parceria com a Fundação Rio Branco, que agora, após um ano e meio, vem dando bons resultados e mostrando que a ideia deu certo. A Fundação Rio Branco convidou vereadores, prefeito e assessores, imprensa e moradores para uma prestação de contas da entidade sobre as ações desenvolvidas.

Hoje, com os projetos esportivos desenvolvidos dentro do Centro Esportivo, a Fundação atende dezenas de crianças e adolescentes. Três educadores físicos são os responsáveis pelas aulas no espaço. Há ainda novas ideias que serão colocadas em prática logo, como a construção de um salão para aulas de Judô, Jiu-Jitsu e Dança, por exemplo, a ainda uma piscina. No mês de maio começa a ser realizado o Projeto Viver Melhor, com ginástica laboral e exercícios, tendo como público alvo, os moradores adultos da região.

Presente no encontro, Fabiano ressaltou o quanto a presença da Fundação Rio Branco melhorou o local e levou um pouco mais de tranquilidade aos moradores do entorno do Buracanã. O parlamentar se colocou a disposição para buscar novas iniciativas. O Prefeito Aracely de Paula esteve presente no local e afirmou que estudos vão ser realizados, junto à Fundação Rio Branco, visando conhecer melhor o contrato e estreitar a relação com a entidade. Também estavam presentes os vereadores Eustáquio Pereira e Mauro da Silveira Chaves, e os assessores, Jane Porfírio, de Esportes Especializados, e Germano Afonso, de Esportes Amador e Rural.

Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha

GEDSC DIGITAL CAMERA GEDSC DIGITAL CAMERA GEDSC DIGITAL CAMERA GEDSC DIGITAL CAMERA

Caio Ranieri – MTB: MG – 15.085/JP

Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha

(34) 3612-6935