Projeto “Farmácia Solidária – Doar Faz Bem” é apresentado na Câmara Municipal

Projeto “Farmácia Solidária – Doar Faz Bem” é apresentado na Câmara Municipal

 

Proposta visa receber medicamentos de todos os tipos e destiná-los, após uma triagem, a entidades e pessoas carentes

 GEDSC DIGITAL CAMERA

E se aquele remédio que você tomou por um tempo, não precisa mais ingeri-lo e agora, está parado dentro do seu armário, pudesse ajudar a cuidar de um problema de saúde de uma pessoa, que você nem conhece? E se você tem várias caixas de medicamentos vencidos, mas não sabe a forma correta de descartar? Está em tramitação na Câmara Municipal de Araxá um Projeto de Lei que cria o Programa “Farmácia Solidária – Doar Faz Bem”, de autoria do Vereador Fabiano Santos Cunha.

 

Na Reunião Ordinária da Casa da Cidadania, na tarde dessa terça feira (22), o Vice-presidente da Mesa Diretora apresentou a proposta, que foi colocada em tramitação entre as comissões permanentes do legislativo municipal. O Programa é destinado ao recebimento dos mais diversos tipos de medicamentos que qualquer cidadão tenha em casa e não vá mais fazer uso ou não sabia a maneira ambientalmente correta para descartá-los.

 

Através da criação de pontos de coleta, os remédios seriam recebidos e catalogados, para depois, receber a destinação devida. Tudo com base no Manual de Boas Práticas e Legislação pertinente. Caso vencido ou fora dos padrões de uso, os medicamentos seriam descartados de forma correta, através da Secretaria de Saúde. Caso estejam dentro das condições normais, seriam distribuídos de forma gratuita à população com menor poder aquisitivo.

 

Um rigoroso controle de triagem, estoque e distribuição será montado e terá a atuação constante do profissional farmacêutico, servidor da Secretaria de Saúde. O “Programa Farmácia Solidária – Doar faz bem” será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e da Secretaria Municipal de Educação. A captação e distribuição dos medicamentos podem ocorrer em sistema de parceria entre governo, associações, entidades, instituições e sociedade em geral.

 

Esses pontos de coleta e distribuição dos medicamentos serão definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, estruturados com apoio da Secretaria Municipal Ação e Promoção Social e Secretaria Municipal de Educação, com o acompanhamento da Vigilância Sanitária e de profissional farmacêutico.

 

Segundo o Vereador Fabiano, o projeto já funciona muito bem em alguns municipios brasileiros e Araxá também poderá ser referência nesta ação, se a causa foi abraçada como necessidade. O projeto segue em tramitação e em breve deve ser colocado para apreciação.

 

Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha

 

Fabiano solicita estudo para construção de acesso entre o Sesi/Senai e a Avenida Hítalo Ross

 

Vereador enviou uma indicação ao secretário Sebastião Donizete abordando o assunto

 

Sempre preocupado com o setor de segurança e desenvolvimento urbano da cidade de Araxá, o Vereador Fabiano Santos Cunha, na Reunião Ordinária da Câmara Municipal na tarde dessa terça feira (22), apresentou uma indicação ao Secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete, solicitando uma obra importante que vai atender alunos e funcionários do Sesi/Senai Araxá, além de moradores dos bairros que compõe o setor.

 

O Vice-presidente da Mesa Diretora solicitou um estudo para a construção de uma escadaria, atendendo todos os requisitos técnicos e de segurança, que liga a rua do Sesi Araxá com a Avenida Hítalo Ross, quase em frente a uma casa de shows que existe na via. Atualmente, as pessoas transitam por um caminho de terra que formou-se, de forma improvisada e que não oferece segurança a quem precisa utilizar o local.

 

Na mesma indicação, o parlamentar pediu uma atenção especial com o ponto de ônibus utilizado no mesmo local. Não há indicações suficientes do ponto, pintura em rua ou recuo onde o veículo de transporte coletivo possa estacionar para o embarque e desembarque. O ônibus estaciona no acostamento, o que causa perigo aos demais veículos que transitam pelo local. A indicação foi aprovada e enviada aos responsáveis.

 

Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha

 

Resumo da tribuna

 

Com o Plenário repleto de professores e outros profissionais da educação, o Vereador Fabiano Santos Cunha foi o primeiro orador da tarde. Ele abriu os trabalhos na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, na Câmara Municipal de Araxá, abordando o tema Educação: o grande pilar para as transformações que o país urge.

 

O Vice-presidente da Mesa Diretora, que te atuação destacada junto a diversos temas da área, tranquilizou os professores com a relação do projeto do executivo, que tramita na Casa da Cidadania e que trata do Piso Nacional da Educação. A proposta tem gerado algumas polêmicas nos últimos dias e Fabiano afirmou que a Câmara vai avaliar com todo cuidado e zelo a proposta, para que ninguém saia prejudicado e para que a lei seja cumprida dentro daquilo que foi determinado e estabelecido.

 

O parlamentar ainda apresentou um Projeto de Denominação de Via Pública, dando o nome de Waldette Carvalho Marchiori para a atual Rua Oito, do Condomínio Villagio. Duas Moções também enviadas pelo vereador: uma Moção de Congratulações ao jornalista e advogado araxaense, Eduardo de Ávila, que há 42 anos vive em BH e recebeu na semana passada o Título de Cidadão Honorário da capital mineira; e uma Moção de Pesar aos familiares do competente advogado Edson Porfírio, que faleceu no dia 17 de março.

 

Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha

 

Caio Ranieri – MTB: MG – 15.085/JP

Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha

(34) 3612-6935