Política

Na Semana do Meio Ambiente, Bruno Cordeiro sanciona leis para o setor

No Dia Mundial do Meio Ambiente, duas Leis consideradas de suma importância para a preservação da natureza foram promulgadas. Os projetos de Lei foram discutidos e aprovados na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Sacramento.

Em solenidade realizada em seu gabinete, o prefeito Bruno Cordeiro assinou a Lei nº 24 de 2013 que institui o Dia Municipal da Água no Município de Sacramento e a Lei nº 25 de 2013 que mantém a existência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), do Fundo Municipal de Meio Ambiente e dispõe sobre a instituição da Conferência Municipal de Meio Ambiente como mecanismo de controle social no âmbito do Município, de autoria do Executivo.

O superintendente de Meio Ambiente, Maurício Marques Scalon, destacou a preservação da água pensando nas gerações futuras. “É um momento histórico para o Município e o tempo nos dirá a importância destas duas Leis. O resultado Sacramento irá agradecer no futuro”, salientou. O prefeito lembrou o Dia do Meio Ambiente, comemorado e enfatizou que “este é o momento de mostrarmos para o mundo que estamos fazendo a nossa parte”.

O prefeito acrescentou que as ações devem ser colocadas em prática. “Estamos vivendo em um mundo de grandes transformações e não podemos contribuir para malefícios”. A Lei que institui o Dia Municipal da Água é de autoria do vereador Pedro Teodoro Rodrigues Rezende. Pela nova regra, a data será comemorada no mês de outubro, tendo como referência o Dia Interamericano da Água, que é lembrado no primeiro sábado do mês de outubro.

Neste dia, o Poder Público, junto à sociedade civil, desenvolverá atividades para conscientizar e sensibilizar a população acerca da água, bem como a importância de proteger e usar adequadamente os recursos hídricos, tão importantes e necessários para nós. O vice-prefeito Geraldo Majela de Carvalho, vereadores, secretários e servidores também participaram da solenidade.

Em tempo: 3ª Conferência de Meio ambiente começa dia 7

Começa na próxima sexta-feira, dia 7, a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, quando vários temas relacionados à preservação ambiental serão discutidos.

A programação começa às 18h30 no auditório do Centro Administrativo Municipal, com credenciamento dos participantes e logo em seguida acontecerá a Sessão Solene de abertura da Conferência. Ainda a sexta-feira, será feita apresentação e aprovação do regimento interno da Conferência.

No sábado, dia 8, as discussões começam às 8 horas. ‘Impactos ambientais e Educação Ambiental’ serão temas da primeira palestra ministrada pelo professor da UniAraxá Geraldo Alves Ribeiro. ‘Produção e Consumo sustentável e Geração de emprego, trabalho e renda’ também serão discutidos no segundo momento pelo professor Paulo Lopes, da Universidade de Uberaba. Durante a 3ª Conferência ainda está prevista a indicação e eleição dos novos conselheiros do Codema. Plenária final marca o encerramento das atividades, programada para acontecer no período da tarde.

Ainda dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a Superintendência responsável realizará o lançamento do projeto de Coleta Seletiva. A proposta é realizar uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, a coleta de materiais recicláveis. O trabalho já começa nesta sexta-feira, mas o lançamento oficial do projeto acontecerá durante a abertura da 3ª Conferência.

C/ Ascom

Deixe um comentário