Câmara de Araxá elege membros das comissões permanentes

Comissões para analise de projetos passaram de três para cinco, nessa nova legislatura

A primeira reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Araxá foi marcada pela eleição dos membros de cada uma das cinco comissões permanentes da Casa da Cidadania Deputado Carlos Lemos.

O Plenário Guilherme Gotelip Neto ficou lotado de cidadãos que acompanharam a votação. Na última legislatura, quando a cidade tinha dez vereadores, esses eram divididos em três comissões, com exceção do presidente, que não participa de nenhuma delas.

A partir de agora, com 15 pares, a Casa tem cinco comissões. A Comissão de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final (CFJLRF), que ficou composta pelos vereadores Fabiano Santos Cunha, José Maria Lemos Junior e César Romero da Silva (Garrado).

Para Fabiano, uma responsabilidade grande ser votado para compor essa equipe. “Estamos preparados e motivados para esse novo desafio. Sabemos a responsabilidade que assumimos e estamos aqui para isso. É para dar nossa parcela de contribuição aos que confiaram o voto na gente, que torceram pela nossa vitória. Temos certeza que deveremos fazer um belo trabalho para a comunidade, que é o que toda a população espera de seus representantes”, explica.

A Comissão de Serviços Urbanos e Obras Públicas (CSUOP) foi composta pelos vereadores Alexandre Carneiro de Paula (Alexandre Irmãos Paula), José Gaspar Ferreira de Castro (Pezão) e Marcílio Faria. Na de Agricultura, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural (CACPAUR) ficaram os vereadores Mauro Silveira (Mauro do Detran) e novamente Alexandre dos Irmãos Paula.

“Fiquei feliz no fato de os colegas vereadores terem entendido e me aceito como membro de duas comissões. É uma área que eu atuo, que eu tenho certo conhecimento. Mas a responsabilidade é dobrada. Quando você pega uma comissão, tem que se estar preparado para trabalhar nela, em prol da nossa cidade e do nosso povo”, disse Alexandre.

“Como o presidente não dá parecer em projetos, ele não participa das comissões. Então, são 14 vereadores divididos em cinco comissões. Com isso, um vereador assume em duas comissões. Como o presidente não participa, essa lacuna foi substituída por um vereador, eleito pelo pares, que nesse ano foi o vereador Alexandre”, destaca Miguel Junior, presidente da Câmara de Vereadores de Araxá.

Na Comissão de Educação, Cultura e Saúde (CECS), foram eleitos os membros Carlos Alberto Ferreira (Cachoeira), Credinéia Santos (Néia da Uninorte) e Romário Galdino (Romário do Picolé). Por fim, na Comissão de Esportes, Turismo, Lazer e Direitos Humanos (CETLDH) ficaram os vereadores Farley Pereira de Aquino (Farley Cabeleireiro), Carlos Roberto Rosa e Amilton Marcos Moreira (Sargento Amilton).

“A gente dividiu novamente as comissões, dando aos quinze vereadores a oportunidade de participar delas, com um poder maior de analise sobre as matérias afins. Em cada comissão dessas, vão funções específicas, como constitucionalidade, questões afetas a saúde, as obras, a educação. Esse é o objetivo de termos passado a cinco comissões na câmara, para contemplar a participação de todos os vereadores nas comissões”, ressalta o presidente da Casa.

Na próxima semana, em razão do Carnaval, a reunião ordinária será realizada no dia 14 de fevereiro, quinta feira. Nesse dia, projetos entram em tramitação e as comissões devem apresentar os nomes dos presidentes.

Por Caio Ranieri – Minas no foco

Deixe um comentário