Comer arroz branco aumenta risco de desenvolver diabetes tipo 2, diz pesquisa com 350.000 pessoas

A probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 pode ser aumentada por consumir arroz branco, sugere uma pesquisa.

arroz

As conclusões são de uma revisão de quatro estudos que envolveram 350 mil pessoas. Os dados foram colhidos de pesquisas em países como China, Japão, Estados Unidos e Austrália.

Os povos asiáticos consomem muito mais arroz que as pessoas no Ocidente, com uma média de 3 a 4 porções por dia. Isso ficou evidente na pesquisa, mostrando que os asiáticos possuem mais risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Os cientistas comentam que comer 1 ou 2 porções de arroz por semana é algo muito saudável, mas estes índices são extremamente altos em toda a Ásia. A ligação dessa proporção de risco é baseada no índice glicêmico.

Este índice informa a taxa de açúcar no sangue logo após comer um determinado alimento. Os que possuem baixo IG (índice glicêmico) liberam de forma mais lenta o açúcar, mantendo os níveis homogêneos e estáveis. Alimentos como o arroz branco liberam sua taxa de modo extremamente rápido, elevando o nível de glicose no sangue.

Segundo os pesquisadores, o arroz branco possui baixa quantidade de fibras e magnésio, que são fatores importantes para prevenir ou diminuir a chance de desenvolver o diabetes tipo 2.

A revisão foi publicada no British Medical Journal, avaliando uma porção de arroz com a taxa fixa de 158 g, levando em conta fatores de risco como peso, quantidade de exercício e a dieta dos milhares de voluntários. Durante a extensa pesquisa, que acompanhou os pacientes por um período de 4 a 22 anos, cerca de 13.200 pessoas desenvolveram diabetes.

Catherine Collins, nutricionista chefe do Hospital St. George de Londres, (que não esteve envolvida no estudo) comentou que o aumento do consumo de arroz branco, entre os asiáticos, poderia aumentar os riscos de diabetes, mas era improvável que este risco ocorresse no Ocidente, devido ao consumo ser menor. Além disso, o risco não está completamente descartado, visto que mesmo no Ocidente, existem pessoas que comem arroz em grande volume, ultrapassando a média.

Estima-se que só no Reino Unido existam 2,5 milhões de pessoas com diabetes oficialmente diagnosticadas e 850.000 não sabem que possuem a doença.

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução