Maré de Vozes Araxá movimenta a Praça da Estação com arte, juventude e justiça socioambiental
No dia 20 de setembro de 2025, a Praça da Estação, em Araxá, foi palco do projeto Maré de Vozes, uma grande mobilização comunitária em defesa da justiça socioambiental, que reuniu coletivos, escolas, instituições, artistas e a população em um dia inteiro de atividades educativas, culturais e de integração social.
A iniciativa foi realizada pela CUFA Araxá, Grupo de Voluntários do Greenpeace (Maré de Consciência) e contou com a parceria do Movimento Negro Unificado (MNU), da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira — com o encerramento do projeto “Tampinhas do Amor” — e do Instituto do Amor. Também estiveram presentes coletivos de juventude, artesãos, ativistas locais e a tradicional Batalha São Vicente.
O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Rede Sesc Ação Comunitária, Trinfo Comunicação, além de associações e movimentos culturais da cidade, como a ANEPS e outros parceiros que ajudaram a fortalecer a programação.
A manhã foi marcada por uma ação coletiva de limpeza da praça, oficinas educativas, rodas de conversa, exposição escolar, sarau, slam ambiental e a entrega simbólica das tampinhas arrecadadas pelos alunos ao Instituto do Amor. À tarde, a comunidade prestigiou a Feira Fênix, espaço da economia popular solidária com artesanato, gastronomia e produtos sustentáveis. A programação seguiu com a Batalha São Vicente – Edição Especial Maré de Vozes, que transformou o coreto em palco de resistência cultural, e foi finalizada com um show musical de artistas locais.
O Maré de Vozes de Araxá demonstrou a força da união entre educação, arte, juventude e sustentabilidade, valorizando a cidadania ativa e reafirmando a importância da ocupação dos espaços públicos como locais de resistência, cultura e transformação social.







