Unidade Sesi/Senai de Araxá retoma supervisão cultural

Projetos semanais serão desenvolvidos dentro e fora da unidade

diretoria_sesiO Serviço Social da Indústria (Sesi), tem entre demais papéis, o de fomentar a cultura melhorando a qualidade de vida do Industriário e seus dependentes. E em Araxá, no Alto Paranaíba, realiza eventos como o Encontro de Artes Cênicas, Minimaratona do Trabalhador, Dia do Voluntariado, aulas de dança e teatro, e essa pasta vem agora ser sedimentada por uma profissional específica.

Artista plástica, Arte-Educadora e Produtora Cultural formada pela Universidade Federal de Uberlândia, Cynthia Verçosa assume a função que não era ocupada há mais de dez anos na unidade do Sesi em Araxá. A supervisão técnica cultural visa expandir as atividades artísticas à população araxaense e para a região.

Para o diretor da unidade, Julio Cesar Alves, este ano será um marco para o Sesi Araxá. “Em um ano que Araxá comemora 150 anos, ter uma cidadã araxaense à frente para ajudar a fortalecer o excelente time da escola de cultura. É um grande presente para a cidade. Um profissional da cidade sente o dia-a-dia e conhece o que Araxá e região quer e precisa. A partir de agora, teremos maior quantidade de espetáculos com um refino maior. Araxá pode ter certeza que os espetáculos culturais do Sesi e no Senai irão aumentar muito”, ressaltou.

O processo para escolha da profissional durou dois meses e esta semana foi iniciado o trabalho. Cynthia, que já esteve na direção do Teatro Municipal de Araxá de 2011 a 2014 e é proponente e diretora artística do Projeto Tri Ciclo Espetáculos que, na quinta edição, oferta espetáculos de teatro, dança, música e circo gratuitamente para a comunidade, estará a frente dos projetos culturais para o Teatro Sesi Araxá com apresentações em todos os segmentos e a Escola de Cultura com os cursos existentes e outros que virão abrangendo 8 municípios da região.

“Meu interesse por políticas culturais e mecanismos de incentivo a cultura começou quando fui eleita Delegada de Cultura representante do Alto Paranaíba MG na II Conferência Nacional de Cultura ‘Diversidade Cultural’ em 2010 em Brasília. Presente no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, durante os trabalhos percebi a importância da minha participação na discussão e formulação das políticas públicas que iriam nortear a cultura de nosso país. A partir disto, iniciei meus trabalhos na área, desenvolvendo Projetos Culturais e Sociais, produção de Mostras de Arte e Curadoria / Produção de Espetáculos e Oficinas Artísticas. A expectativa é a melhor possível neste momento em relação a projetos para a Unidade SESI Araxá, pretendemos aumentar o atendimento à industriários e dependentes na Escola de Cultura oferecendo cursos e oficinas artísticas e espetáculos de qualidade em nosso Teatro para toda a comunidade”, relata Cynthia Verçosa.

Os projetos internos, que acontecerão semanalmente na unidade, estão sendo montados, oferecendo uma programação diversificada ao araxaense e começando nos organizar para o 25º Encontro de Artes Cênicas, que vem este ano com muitas novidades.

Ascom Sesi Araxá