Renovação Certificados de Circuitos Turísticos

A secretária municipal Especial de Turismo e Eventos, Régia Côrtes, participou, no último dia 23, da renovação dos certificados dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A solenidade foi realizada no Auditório JK da Cidade Administrativa, presidida pelo secretário de Estado de Turismo, Geraldo Pimenta, e contou com a participação de diversas autoridades.

certificado_setur_23.03.15

Os Circuitos Turísticos são formados por cidades que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística da região, de forma sustentável. Isso é feito através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade local e atendendo às diretrizes do Ministério do Turismo de fortalecimento da Política de Regionalização do Turismo.

 

Na oportunidade, Régia recebeu as renovações dos certificados do Município e do Circuito da Canastra, representando o presidente Marcos Mapelli. “A Política de Regionalização é um importante instrumento para o desenvolvimento e promoção do turismo. Sem essas certificações não poderíamos, por exemplo, receber o ICMS Turístico, que é um importante recurso para fomentar ainda mais o nosso setor na região”, destaca a secretária.

 

Ela ressalta que a Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos está em diálogo constante com os municípios vizinhos para que a nossa região, em especial o Circuito da Canastra, se fortaleça e seja um dos destinos mais procurados do Estado, por meio de ações compartilhadas para tal.

 

Para o secretário Geraldo Pimenta, a Política de Regionalização destacou que 67% dos visitantes em Minas Gerais são oriundos do próprio Estado. “Os Circuitos Turísticos configuram-se como os principais interlocutores entre municípios e governos em nível federal e estadual que, em parcerias com atores envolvidos e os Conselhos Estadual e Municipais, contribuem para orientação, coordenação e execução da política do turismo juntamente com a cadeia produtiva local”, diz.

 

A certificação de um Circuito Turístico é o momento em que a instituição é reconhecida oficialmente pela Setur/MG, como Instância de Governança Regional do Turismo apta para a execução da Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais.

 

Para ser certificado, o Circuito Turístico deve atender a uma série de pré-requisitos, dentre os quais possuir, no mínimo, um ano de existência formal, ser constituído por cinco ou mais municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, e ser uma entidade sem fins lucrativos, com a finalidade de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo.

 

Na foto, Régia Côrtes ao lado do secretário de Estado de Turismo, Geraldo Pimenta, do diretor de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, Wilken Souto, e do superintendente de Turismo do Município de Sacramento, Adriano Magnabosco.

CRÉDITO FOTO: Henrique Chendes/Imprensa MG