Programa de ArtEducação oferece aprendizado artístico através de oficinas em Araxá

Iniciativa é desenvolvida em treze cidades mineiras

O programa TIM ArtEducação está presente nas cidades mineiras de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Ponte Nova, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

E realiza a transformação de vidas através da arte com oficinas. A nova temporada de conhecimento foi iniciada através de oficinas de música, arte circense, artes plásticas, teatro, arte digital e dança em Araxá.

Ao longo de quatorze anos o programa já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes com a missão de transformar vidas por meio da arte e da cultura, provocando a experimentação da arte através da vivência prática nas oficinas. Além de desenvolver ações que criam possibilidades de envolvimento da sociedade como grande incentivadora para o crescimento pessoal e intelectual dos jovens.

Para Marcelo Soares de Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, a volta às aulas marca o início das atividades e a preparação dos alunos e professores para as apresentações ao longo do ano, além de criar uma grande expectativa na comunidade escolar.

“Durante as oficinas observarmos um crescimento e um fortalecimento artístico nas cidades onde atuamos. É a arte mostrando que é possível construirmos uma sociedade diferente. Por meio da arte transformamos vidas e a consciência de todos que entram em contato com ela. Com o retorno das aulas, estamos dando continuidade dos trabalhos com a expectativa de expandir os olhares, aumentar a autoestima e firmar um compromisso maior para com o outro”.

Em Araxá, as atividades dão continuidade às aulas de teatro, música, dança, circo, artes visuais e arte digital e a expectativa para este ano é que as oficinas cresçam ainda mais.

“O programa oferece 250 vagas para as oficinas, mas o nosso objetivo é ampliar as oportunidades e atender um número maior de crianças e adolescentes. A nossa expectativa é que haja uma grande interação entre as oficinas ao longo do ano, resultando em trabalhos primorosos e em um espetáculo enriquecedor”, explica Virgínia Magalhães de Paula, articuladora do programa. Na cidade dez escolas da rede pública são atendidas, direta e indiretamente, e é realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com o apoio da Academia Danse.

“As nossas instituições escolares acreditam na inclusão sociocultural por meio de oficinas artísticas destinadas aos jovens da rede pública de ensino e fomentam, juntamente com os realizadores do projeto, o ensino das artes nas escolas. Sabemos que o objetivo principal do ensino de artes é desenvolver competências e habilidades e é por isso que temos a grande satisfação de ser parceiros do TIM ArtEducAção”, afirma Gessy Glória Lemos, secretária de Educação de Araxá. O encerramento do projeto será com uma mostra artística no dia 23 de junho.

P/ Minas no Foco