ARAXÁCIDADEDestaquesEducação

Aluno Araxaense na NASA

Me chamo Vinícius Andrade Borges, sou aluno de Engenharia de Automação no CEFET-MG campus IV (Araxá) atualmente no sétimo período e também sou piloto comercial e instrutor de voo avião pelo Aeroclube de Araxá.

20150113_122015 (1)Atualmente estou participando do programa governamental Ciência sem Fronteiras desde Agosto de 2014 e estudando matérias relacionadas a Engenharia Aeroespacial e Engenharia Mecânica na Universidade do Colorado, Colorado Estados Unidos.

Fui selecionado para realizar um projeto, que se inicia em Junho, no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (Jet Propulsion Laboratory) – Agência Espacial Norte Americana juntamente com um cientista renomeado brasileiro, chamado Daniel Nunes.

O projeto se baseia no modelamento de dados e sinais via MATLAB, obtidos através da nave espacial multiuso chamado Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) que se encontra atualmente na órbita do planeta Marte.  

O MRO contém uma série de instrumentos científicos, tais como câmeras, espectrômetros e radar, que são usados ​​para analisar o relevo, estratigrafia, minerais e gelo de Marte.

Ele abre o caminho para futuras naves espaciais, monitorando as condições diárias do tempo e da superfície de Marte, estudando possíveis locais de pouso e hospedagem de um novo sistema de telecomunicações, sistema o qual irá transferir mais dados para a Terra do que todas as missões interplanetárias anteriores combinados, além disso o MRO vai servir também como um satélite de retransmissão de dados fundamental para futuras missões.​ 

Os objetivos principais na NASA, serão adquirir e ampliar conhecimentos em engenharia, tecnologia e ciência.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA é um dos maiores centros de tecnologia do mundo e uma referência em inovações em diversas áreas do setor tecnológico. Este projeto irá me projetar em contato direto com grandes cientistas renomeados. Esta será uma oportunidade incrível para que eu possa consolidar todo o conhecimento adquirido até então e coloca-lo em pratica. Será uma grande responsabilidade, porem com muito prazer irei representar minha instituição, o CEFET de Araxá na NASA.