16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM ARAXÁ

Consep - 16 dias ativismo (1)

Histórico: Em Araxá desde o ano passado o CONSEP e o 37BPM juntamente com várias entidades e segmentos da sociedade vem empreendendo uma série de ações comuns com foco na prevenção. O projeto se denominou Agenda Comum Intersetorial que consiste num calendário de atividades comuns executadas pelos vários parceiros envolvidos em três direções: prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas; prevenção e segurança no trânsito e; por fim, prevenção à violência doméstica infanto-juvenil e contra a mulher.

Dentro das ações previstas na Agenda para este ano, iniciamos em abril um debate com várias lideranças femininas de nossa cidade a cerca de Políticas Públicas para a Mulher Araxaense sempre com ênfase na violência cometida contra a mulher. Este debate chamou-se roda de conversa. Este debate culminará agora em novembro com as várias ações desde então planejadas focando a consolidação de uma rede de proteção à mulher – sobretudo as vítimas de violência.

O GT (grupo de trabalho) composto por 17 mulheres vem se reunindo e discutindo o assunto e planejando a culminância deste trabalho. Entre todos os direcionamentos que estas mulheres deram para a realização destas ações esta a promoção da CAMPANHA DO LAÇO BRANCO que é uma campanha internacional com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim da violência contra as mulheres. Esta campanha surgiu no Canadá, Montreal em 1989, liderada por um grupo de 25 homens em reação a um rapaz de 25 anos que, por não suportar a idéia de ver mulheres estudando engenharia, invadiu a sala de aula e assassinou 14 mulheres à queima roupa, cometendo suicídio em seguida.

Em MG esta campanha foi lançada pelo CEM – Conselho Estadual da Mulher em 06 de dezembro de 2010 e já conta com adesão de homens de diferentes segmentos da sociedade. O lema é: “Jamais cometer um ato de violência contra as mulheres e não fechar os olhos frente esta violência”.

Nossas ações também conta com o apoio do CEM com a participação e presença de sua presidente Sra. Neusa Cardoso de Melo nos dias 11 e 12.

Deixe um comentário