Aluna de Araxá conquista vaga na ESEM

Eram apenas 5 vagas de bolsa de estudos para mulheres na Escola Sesc do Ensino Médio – ESEM, no Rio de Janeiro, disputadas por alunas de escolas públicas e particulares de todo o estado de Minas Gerais. Uma das vagas foi conquistada pela Ana Luiza Rezende, aluna do Colégio Dom Bosco de Araxá.

Com 14 anos e cursando o 9º ano do ensino fundamental, ela foi selecionada entre mais de 200 inscritos do estado.

“Estou muito feliz, ainda não caiu a ficha do que está acontecendo, eu queria muito isso, é algo surreal” diz Ana Luiza.

Ana Luiza, que estuda no Colégio Dom Bosco há 10 anos, sonha cursar relações internacionais: “Gosto de conversar, conhecer pessoas, quero viajar o mundo e buscar a paz mundial” brinca. “Estou muito feliz, vou sentir falta do Colégio Dom Bosco, aqui é minha segunda casa, passei grande parte da minha vida aqui, somos como uma família” completa.

O projeto da ESEM foi idealizado pelo Sesc em 2008, segundo os moldes das escolas em tempo integral dos países desenvolvidos. Para conquistar uma vaga na ESEM é necessário passar por um processo seletivo que inclui uma prova objetiva com questões de múltipla escolha envolvendo conhecimentos de matemática, língua portuguesa, ciências, história, geografia e uma prova de redação, além de entrevista. Todo o processo tem 4 fases.

A ESEM é uma escola residência destinada a jovens de ambos os sexos que residem em uma comunidade escolar voltada para o desenvolvimento do conhecimento de excelência. A bolsa integral cobre as despesas com instrução, material didático-pedagógico e hospedagem com alimentação. As turmas, de no máximo 15 alunos, recebem todo o suporte acadêmico, com sólida formação em inglês, espanhol e tecnologia, atividades artísticas, culturais e esportivas, além de intercâmbio com escolas norte-americanas.